As Borboletas Monarcas e a Migracao

Era um daqueles dia de fim de estio e a Gabriella uma menina vivaca de cinco aninhos corria atraz de uma borboleta monarca tentando apanha-la, mas esta subiu …, subiu e pousou num ramo onde a pequenita nao poderia chegar. E ficou a admira-la. Um pequeno insecto de asas cor de laranja e listas pretas marcadas com marcas brancas.

Resolvi pesquizar o tema das viagens migratorias das borboletas quando recordei que a Gloria de Mello tinha escolhido “Borboletas e Sonhos” como tema do Proverbo 2018.

As borboletas nascem de uma larva e comem folhas de planta de serralha, uma planta altamente toxica mas que nao afecta as larva que vai dar a borboleta. O toxico serve de proteccao contra os passaros predatores.

Mas alem da sua beleza ha uma fascinacao com a sua viagem anual. Os cientistas tem estudado a deslocacao de milhares de borboletas monarca do US e Norte do Canada para um unico espaco na California no Discovery Park e Prismo Beach e Mexico para o estado de Michoacan.Na Primavera fazem a viagem de regresso.

“Borboletas-monarca usam uma bússola solar para a migração, mas a posição do sol não é suficiente para determinar a direção certa. Elas precisam combinar informações com a hora do dia para saber para onde ir”, diz Eli Shlizerman, autor principal de um estudo publicado na Cell Reports e cientista da Universidade de Washington, em Seattle (EUA).

“Os pesquisadores identificaram um novo mecanismo associado ao relógio biológico, diferente do de outros insetos e de mamíferos, levando a crer que a bússola solar das borboletas-monarca é um marca-passo interno ainda mais antigo do ponto de vista evolutivo. “Esses resultados estão nos ensinando muito sobre a evolução dos relógios biológicos em geral”, diz o biólogo Steven Reppert. Segundo o pesquisador, essas borboletas se orientam por dois mecanismos: um deles é parecido com o de outros insetos e o outro, com o dos mamíferos. “Em algum ponto da história deste planeta, essas engrenagens bioquímicas seguiram caminhos diferentes”, acredita o autor.

Escreve Livia Aguiar no seu blog que apenas a algumas horas de carro da Cidade do México está a Reserva Ecológica Santuário das Borboletas Monarca, onde centenas de milhões de borboletas nascidas no Canadá e norte dos EUA se concentram todos os anos, de Novembro a Março.

Os peritos deixam nos aber que e uma migração impressionante, de mais de 7 mil quilômetros (a segunda mais longa migração de insetos, perdendo pra uns gafanhotos na África). Aquelas que fazem a migração vivem por 9 meses, enquanto as suas descendentes que nascem na primavera e no verão só vivem cerca de 3 a 4 semanas. Durante a longa viagem, seu corpo se comporta como se estivessem hibernando, mas elas continuam se movendo (é chamado de hibernação cinética, feito raro na natureza). É uma coisa de louco que uma espécie que parece tão frágil consiga fazer essa viagem todos os anos – e não é só viagem de ida, elas vão e voltam, para se reproduzir e morrer lá no norte!

Dizem os especialistas que “A borboleta-monarca é conhecida por suas longas migrações anuais. É a única espécie conhecida de borboleta que faz migrações anuais norte-sul, como muitas espécies de aves fazem”.

Continuando nessa descricao “As monarcas da América do Norte estão divididas em duas migrações. As monarcas do oeste tendem a migrar para a Califórnia no inverno e as monarcas do leste das Montanhas Rochosas migram para o sul. No entanto, nenhum indivíduo faz a jornada completa, uma vez que a expectativa de vida da borboleta varia de apenas dois meses a cerca de sete meses para aquelas que hibernam”.

Escrevia um dos peritos que a maioria das monarcas migram para o sul, para o santuário da Reserva da Biosfera Mariposa Monarca nos estados Mexicanos de Michoacán e México.

“Essas borboletas se reúnem em colônias agrupando-se em pinheiros e árvores coníferas. Em muitos casos, são tão numerosas que as árvores ficam cor de laranja e os galhos envergam com o peso de tantas borboletas. Estima-se que cerca de 60 milhões a 1 bilhão de borboletas cheguem ao México a cada inverno. Essas borboletas passam cerca de cinco meses nessa área do México, chegando em Outubro e partindo em Março. Esse tipo de migração é único no mundo.” Explica um artigo lancado no Park Discovery.

E um dia quente quase no fim de Septembro, num campo de golfe, fui encontrar uma borboleta monarca solitaria perdida nos cardos. Sera que se separou das outras quando preparavam a viagem de regresso ou simplesmente resolveu ficar pensando que a viagem era longa e talvez nao chegasse ao destino na California ou Mexico? De qualquer maneira gostei de a ver e fotografar.

A Migração da borboleta Monarca

borboletas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: