Silencio na Park Street
Escreve: Fernando Goncalves Rosa
Reflecti neste silêncio e falta de actividades a nossa volta e veio a memória uma canção da década dos 60 escrita por Paul Simon e interpretada por Simon e o seu colega Art Garfunkel com o título “the Sound of Silence” escrita em 1963 e que atingiu um grande sucesso nos meados dessa década.
Saímos de casa para apanhar medicamentos na farmácia e visitar uma pessoa de família que vive independente e só apesar dos seus noventa e quatro anos.
Practicando a distância social e não cumprimentando ninguém, mas encontramos bastante pessoas no supermercado, mas era o único a ser atendido na farmacia.

Mas a artéria principal portuguesa – Park Street na cidade de Hartford, que liga West Hartford a Main Street, através de vários Bairos, incluindo o Parkville, não havia movimento. Os negócios fecharam as portas, as pessoas obedecem as regras de quarentena. As actividades foram canceladas e as celebrações religiosas da quaresma não se realizam.
Tudo isto é estranho. Difícil de entender. Mas algo ficou nesta mudança. Ouve-se o chilreio dos pássaros,veem-se as flores a rebentar e as árvores a renascer dizendo que a Primavera chegou ignorando toda a situação mundial. E primavera. Os sinais são visíveis mas o mundo ignorou ou esqueceu-se da sua chegada atarefado com a luta e os dilemas da saúde.

No nosso regresso a casa notamos que o complexo habitacional onde vivemos também ninguém anda na rua. Há sim chovia.
E todo esse silêncio vai ter um enorme impacto na sociedade tanto social como económico.
Mas a Primavera chegou, as mudanças ocorrem e recordamos
“Sound of Silence”. E no fim a natureza mostrar-nos -a uma nova fase no mundo tumultuoso. Não se esqueça das regras de higiene, de ficar em casa e manter distância social.
Hartford, Ct Abril 2020
Fernando Goncalves Rosa