Pele e os seus 80 anos

Tema para o seu DIa a Dia: Pele e os seus 80 anos

Fernando Goncalves Rosa

No dia 1 de Outubro de 1977, perante um estádio completamente esgotado, Pele disse adeus ao futebol. Um encontro atípico quando se defrontaram as duas equipas que ele representou. Do Brasil veio o Santos, que representou a grande parte da carreira e dos EUA os Cosmos com quem terminou a carreira. Jogou 45 minutos por cada equipa e os Cosmos venceram o encontro por 2-1.

Todos os lugares ocupados no Giants Stadium, um estádio construído em 1976 e destruído em 2010 e substituído pelo novo eficiente Met Life Stadium mais ou menos no mesmo local. O mundo apreciou a despedida. Estivemos na cobertura do evento. Quando se iniciou a segunda parte e Pele mudou de camisola, começou a chover, pingas grande e pesadas e os espectadores procuram cobertura e os outros recorreram a capas plásticas. Na cabine da imprensa um jornalista brasileiro, em serviço, olhando através da vidraça a relva artificial molhada e bem escorregadia, disse em voz – “Ate o Ceu Chora por Pele”.

A Warner Communications, donos dos New York Cosmos, uma equipa modesta que militava no North American Soccer League (NASL) resolveram tentar sacar o astro do futebol da reforma e traze-lo para os Estados Unidos. Pele estava semi-reformado do Santos tendo deixando a competição mas actuava em jogos amigáveis, com objectivo da equipa de Santos aumentarem o cachete que iriam receber. O brasileiro tinha 34 anos, era tri campeão mundial. A companhia americana fez uma oferta que veio a ser aceite que dizem entre $4 e 7 milhões de dólares incluindo um contracto promocional. Pele aceitou e assinou o contracto na Bermuda. Dizia, por varias partes, que facilitou a assinatura vários problemas financeiros da estrela não confirmado nem negados.

A chegada de Pele abriu a porta a outras estrelas do futebol mundial. Warner Communications percebeu que trazer Pele sem outros jogadores de grande classe não iria ajudar os objectivos. Mais tarde chegaram a equipa dos Cosmos: Franz Beckenbauer do Bayern de Munich, Carlos Alberto o grande campeão do Brasil, Giorgio Chinaglia de Itália, Seninho do Porto entre muitos outros formando um grande equipa com técnica fantástica e domínio de bola, apesar de já se encontrarem na curva descendente da carreira.

Pele veio e com ele outros monstros: Johann Cruyiff, da Holanda, Bobby Moore da Inglaterra, George Best, Gordon Banks a procura da conquista americana e dos dólares dos grande contractos e durante alguns anos essas estrelas atraiam grandes multidões aos estádios americanos. A NASL tinha um plano de negócios sem alicerces e sem futuro e por isso não resultou. As estrelas, já de idade avançada, reformaram-se e a NASL fechou as portas e o futebol profissional de alto nível no pais terminou. Regressou num modelo diferente com a Major League Soccer, (MLS) fundada em 1993, e com início de competição em 1996 com dez equipas. Hoje 26 participam no campeonato americano.

Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, cidade do sudoeste do Estado de Minas Gerais, conheceu o sucesso em São Paulo na equipa dos Santos e no estádio Vila Belmira. Teve um enorme sucesso alinhando pela seleccao do Brasil, tornou-se no maior goleador e no jogador mais reconhecido de todo o globo.

Conhecia o futebol como poucos, um drible estonteante, uma aceleração rápida e em zigzague um disparo em curva. Sabia o fraco e o forte dos seus adversários. Num encontro com o Ft Lauderale Strikers Pele informou que o grande guarda redes Gordon Banks tinha dificuldades em ver  as bolas rasteiras devido a um acidente que lhe afectou a visão mas a sua grande experiencia compensava com uma suprema posição. E mandou todos os colegas a chutar a bola bem rasteira a flor da relva para o lado direito. Estratégica resulta. Resultado final de 8-3. Em 1997 os Cosmos são campeões derrotando a equipa de Portland Timbers 2-1.

Na história do futebol americano reza que o homem vindo do Brasil abriu a atenção aos americanos ao desporto, trouxe ao solo americano o melhor dos melhores. Isto levou a organização do Campeonato do Mundo em 1994 com excelente organização e maiores assistências foi aquele que maior sucesso financeiro teve com uma assistência media de mais de 68,000 por encontro. A final realizou-se no Rose Bowl na Califórnia com mais de 94.000 pessoas e o Brasil venceu em penalties. E deve-se a vinda de Pele e dos companheiros o despertar dos Estados Unidos para o futebol.

Durante esse tempo cruzei-me varias vezes com Pele, entrevistei, estive nos balneários e nas conferências de imprensa. Eramos assíduos nos encontro no Giants Stadium juntamente com o fotografo Armand F. Pereira e o homem da radio Manuel Gaspar.

Pele promoveu a língua Portuguesa – as entrevistas eram dadas em Português e parafraseadas pelo Professor Júlio Mazzei, expandiu o conhecimento do futebol e fez correr tinta.

43 Anos depois Pele continua a ser recordado e milhares de pessoas lhe desejam felicidades pela passagem dos seus 80 anos.

Outubro 2020

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: