Ernest Hemingway suicidou-se ha 60 anos

Escreve: Fernando Goncalves Rosa

Um documentário passado na Televisao Publica com fotos e informação de Ernest Hemingway sobre a sua vida e residência em Cuba trouxe-me a memoria a obra deste grande escritor americano.

Decorre em 2021 o 60º aniversario da morte por suicídio (2 de Julho de 1961) de um dos autores clássicos da literatura americana. Contava 61 anos de idade, quando em Ketchun no estado de Idaho, Ernest Hemingway disparou a arma que lhe tirou a vida. Nascido a 21 de Julho de 1889 em Oak Park, uma cidade em Cook Country perto de Chicago no estado de Illinois com a populacao de cerca de 51,000 habitantes.Era o segundo filho de uma família educada, o pai era medico e a mae cantora de Opera.

Hemingway foi nomeado para o Premio Nobel da Literatura em 1947, 1950 e finalmente foi-lhe atribuído em 1954. A grande parte dos seus trabalhos foi escrito entre 1920 e 1950- sete novelas, coleccoes de pequenas historias e dois trabalhos de não ficção. Varios outros trabalhos foram publicados postumamente pela família.

There is no friend as loyal as a book (não há amigo tao leal como um livro) escreveu Hemingway. Dos seus trabalhos li quatro completamente e um parcialmente. O primeiro que li foi “O Velho e o Mar” (The Old Man and the Sea), que depois voltei a ler em ingles, escrito em 1951 em Cayo Blanco e publicado no ano seguinte. E o mais famoso e o ultimo a ser editado enquanto vivo. Uma historia curta, de 137 paginas, que nos relata a luta entre Santiago, velho pescador cubano, e um enorme peixe Marlin no seu habitat do Golfo de Stream.  Uma luta gigantesca entre o velho cansado, exausto  e o peixe gigantesco, a quem Santiago mesmo com as mãos feridas ganhou a batalha mas perdeu-a para os tubaroes.

Com o trabalho do “O Velho e o Mar” ganhou o Premio Pulitzer para ficção, entrou no Book of the Month Club, foi mencionado pela Comite Nobel e tornou-se celebre em todo o mundo. Hoje ainda e usado em escolas a volta do mundo. Um trabalho fascinante, vivo de imaginação e que uma vez começado e difícil de fechar as paginas, deste pequeno formato. Fazia parte do currículo liceal e das aulas de literatura. Vendeu milhões de copias e continua a vender. Há dias vi que por um exemplar do “Velho e do Mar” da sua primeira edição pediam $950.00 dolars.

 Com a influencia do meu velho amigo, Jorge Monteiro, um aficionado da tauromaquia vim a ler The Sun Also Rises (Fiesta), sobre o riau, riau, escrito em 1926 e nos projecta Pamplona na Espanha e a grande festa e corrida de touros de San Fermim, e a sua festa publica com os seus amigos. Prometemos que iriamos a Pamplona juntos ao São Fermin. O Jorge tem assistido a festa, ainda não tive a oportunidade… Mas que ficou combinado… ficou.

“Farewell to Arms” (Adeus as Armas) de 355 paginas escrito e publicado em 1929, uma historia de um condutor de ambulância na frente Italiana durante a I Guerrra Mundial e sua paixao por uma enfermeira Italiana. Tinha 30 anos e representa segundo os críticos a novo romanticismo americano. Baseado nas experiencias da guerra de Hemingway onde foi condutor de ambulâncias e ferido gravemente em 1918. Tambem li durante umas semanas quentes de estio. “For Whom the Bell Tolls” ( Por quem o Sino Dobra), 1937 descrevendo as grandes tragedias da Guerra Civil espanhola como tema de guerra e honra. Ocupou-me tempos de inverno.

Foi casado quatro vezes, deixou três filhos e viveu em vários lugares incluindo Key West na Florida e em Cuba. As suas casas são agora imoveis de interesse publico e algumas transformadas em museus, em Key West e em Havana.  

A sua ultima esposa e a família doaram todos os seus documentos e espolio a biblioteca John F Kennedy Library, parcialmente porque a família Kennedy foi instrumental em conseguir retirar de Cuba alguns dos trabalhos que la tinha deixado quando Castro tomou o poder e nacionalizou todos os bens de estrangeiros, em troca pela quinta Finca Vigia que era propriedade de Hemingway. Castro fez ficar em Cuba parte da obra e o recheio da casa de um escritor americano porque se dizia que a sua escrita influenciou o então revolucionário cubano na sua revolução de transformar Cuba. A Cultura Cubana sempre influenciou Hemingway mas o escritor tinha sempre medo de ser considerado comunista pois o FBI já mantinha um arquivo sobre ele.

Era amigo do escritor luso descendente John Roderigo dos Passos, natural de Chicago e autor da USA Trilogy, três volumes ultimamente publicados juntos e que representam o seu melhor trabalho.

Sofria de depressão e ansiedade, tinha sido hospitalizado, recebeu choques electricos, e depois de chegar a casa suicidou com uma arma de cacar. Iria celebrar o seu 62º aniversario e no seu escritório havia um monte de trabalho escritos e não publicados.

Vinha de uma família onde perdurava o suicido. Sete familiares suicidara incluindo a neta a super model Margaux Hemingway. Um dos sobreviventes e a neta que e actriz e productora de nome Mariel Hemingway.

[i]Trabalhos de Hemingway:

  1. The Torrents of Spring (1925)
  2. The Sun Also Rises ( Fiesta) ( 1926)
  3. A farewell to Arms (1929)
  4. To have or have not (1937)
  5. For Whom the bell tolls  (1940)
  6. Across the River and into the Woods( 1950)
  7. Old Men and the Sea (1951)
  8. Adventures of a Young Man (1962)
  9. Island in the Stream (1970)
  10. Garden Eden (1986)
  11. Coleccoes de Pequenas historias e contos
  12. Trabalho de não ficcao

April 2021

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: