“Resilience in the Face of Adversity- A Portuguese Immigrant lives the American Dream”
O livro de Mario Carmo.

“Resilience in the Face of Adversity- A Portuguese Immigrant lives the American Dream” (Resiliencia na cara de adversidade – um imigrante Português vive o sonho americano) e o título do livro lançado por Mário Vinhais da Carmo, Tenente Coronel reformado dos fuzileiros navais norte-americano (US Marines) relatando a sua experiencia de imigrante nos Estados Unidos.

Nascido em Faiões, Chaves, reside actualmente em Palm Coast na Florida, depois de ter passado tempo entre outros lugares na Califórnia e em Virgínia / Washington onde esteve estacionado na sua carreira militar. Chegou a cidade costeira de Bridgeport, com a família ainda muito jovem. Frequentou o liceu Central High School, onde nos cruzamos. Terminado o liceu alistou-se nos fuzileiros navais americanos, durante alguns anos. Regressou a casa frequentou a Universidade de Fairfield, jogou futebol, envolveu – se com o Centro Cultural Vasco da Gama e a construção da sua sede. Resolveu seguir a sua vida militar.

As 100 páginas do livro, a venda na Amazon, contam passagens em detalhes desde jovem da sua infância em Trás-os-Montes, a sua chegada aos States e sobrevivendo trabalhando de noite e frequentando a escola de dia. Paginas onde se lê sobre dificuldades e sucessos, mas acima de tudo de luta constante para conseguir para vencer. Parte dessas páginas reflectem a vida de muitos jovens chegados aos Estados Unidos na década dos 60’s quando havia necessidade de trabalhadores e de militares. No pico da guerra passou pelo Vietnam, onde foi ferido, Baia de Guantánamo em Cuba, Deserto Storm no Medio Oriente, Okinawa, Japão, Hawaii, Kuwait, Brasil,

“Escrevi este livro para deixar um documento testemunho a minha filha e ao meu neto– explica o Tenente Coronel a sua razão da criação do livro e contando os passos do princípio ate a reforma militar.
Mário Carmo além da sua carreira militar de grande sucessos, onde foi ferido e o levou a correr mundo, também tem todo um grande envolvimento comunitário tendo sido presidente do Club Rotário e do Centro Cultural Português em Palm Coast, onde actualmente vive. O treino militar faz com que ele corra as maratonas comunitárias, as quais se juntava a filha. O livro relata a historia de vencer e uma historia por excelência de um jovem transmontano que tirou vantagem da experiencia americana, que nos relata os dilemas da vida e os problemas com a saúde, pouco depois da saída da tropa e o de tentar cuidar dos pais a distancia.
Recebeu um mestrado em recursos humanos e gerência de pessoal pela Peperdine University.
“Este livro e um tesouro espectacular para a família dele e uma inspiração para aqueles que o lerem” escreveu Wanda Mayer.
Bridgeport um porto histórico, a maior cidade do estado de Connecticut, com uma população de 148,654 (2020), Localizada na foz do Rio Pequonnock River em Long Island Sound, fica a 60 milhas de Manhattan. O seu porto teve um papel importante na guerra da Revolução e Independência dando o apoio a o exército continental. Conhecida como a Cidade Park tem cerca de 1300 acres de Parque, incluindo um zoo e vários museus.
Existe uma comunidade com raízes profundos em Trás-os-Montes, por vezes aldeias foram transplantadas como foi o caso de Codeçoso, Montalegre. Tem O Centro Cultural Vasco da Gama fundado na década dos 20’s, e Escola Portuguesa, Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima, e Portuguese American Civic League que apoia os estudantes.
Na década dos 60’s ali chegavam centenas de milhares de pessoas a procura de uma oportunidade quer educacional quer de emprego. Muitas encontraram ambas e deram um novo rumo a sua vida.
Mario do Carmo Vinhais foi um desses jovens. Optou pela carreira militar e teve sucesso. Deu-nos um testemunho das suas aventuras de uma vida que nem sempre foram fácil, mas foram espectaculares, baseadas no trabalho e na dedicação.



